.me ideias | House Gráfica

Carregando, aguarde...

.me ideias | House Gráfica .me ideias | House Gráfica

Facas e acabamentos gráficos

Uma faca de corte ​e vinco é um ferramental, fabricado em aço, madeira e borracha, utilizada para cortar, vincar, riscar e perfurar materiais impressos, especialmente embalagens, em diferentes formatos. De maneira geral, utiliza-se uma chapa de madeira com corte exato ao desenho do produto, nos riscos são inseridas as lâminas de aço, e ao redor dessas são colados pedaços de borracha, que evitam que o papel fique preso às lâminas no momento em que a faca “bater” no papel para fazer o corte.

São materiais fundamentais para acabamentos de diversos itens como convites com formatos especiais, cartões de visita com cantos arredondados, folders com mais de 1 dobra, pastas executivas, entre outros.

Alguns acabamentos gráficos são:

Laminação – Neste processo uma película plástica é acoplada ao papel, com objetivo de aumentar a durabilidade do material e oferecer proteção a impressão. Existem algumas laminações mais "aveludadas", como a Soft-touch, que dá um toque emborrachado ao material, deixando o mais diferenciado ainda.

Verniz localizado – Conhecido como verniz UV localizado, este acabamento é utilizado de forma a dar destaque a uma área específica do impresso. Comumente utilizado em cartões de visitas e capas de livros, possibilitando criar um efeito especial sobre uma área.

Dobra – Como o próprio nome diz, são as sobras solicitadas no material, para folder é bem comum conter esse acabamento.

Refile – É o acabamento reto dos materiais, um cartão de visita simplesmente cortado sem cantos arredondados, leva esse acabamento.

Relevo – Podemos, com ferramentais específicos, fazer o efeito de alto ou baixo relevo no papel, os mais requintados convites de casamento, sempre levam esse detalhe.