.me ideias | House Gráfica

Carregando, aguarde...

.me ideias | House Gráfica .me ideias | House Gráfica

Impressão Digital e Offset

A impressão offset é a evolução do antigo processo indireto de impressão da litogravura. Por meio da criação de desenhos em uma matriz lisa, de pedra calcária com lápis gorduroso, a transferência da imagem para o substrato era feita através da repulsão entre a água e o óleo.

Para a impressão offset é necessária a geração de uma arte final, que por sua vez dará origem a fotolitos que serão utilizados para a gravação de chapas para a impressão. As cores CMYK, impressas pelo método reticulado, em que as cores são distribuídas por meio de pontos (em tamanhos e espaçamentos diversos) são de excelente qualidade e possibilitam a personalização de diferentes substratos, como papéis de diferentes gramaturas e materiais plásticos.

A impressão digital já é um processo direto de impressão, em que grande parte da estrutura necessária para a impressão offset é eliminada. Diferente da impressão offset, onde a tinta penetra o substrato através da chapa, a impressão digital é aplicada diretamente no papel. Por se tratar de um maquinário onde não é necessário fazer ajustes de cores, a impressão sob demanda com dados variáveis, provas gráficas e pequenas tiragens fica mais ágil.